Mulheres bíblicas como exemplos de luta e determinação

Atualmente, é muito comum vermos pessoas falando sobre luta feminina como se fosse algo extremamente novo. Contudo, as mulheres bíblicas têm histórias que revelam a luta e a determinação delas desde o período antes de Cristo. Então, que tal nos inspirarmos em algumas delas?

imagem ilustrativa bíblia aberta em página sobre mulheres bíblicas
O Cristianismo revela mulheres bíblicas fortes e corajosas. | Foto: Unsplash.

Quais são as mulheres mais marcantes da Bíblia?

Mulheres fortes, corajosas, amáveis e tementes a Deus sempre existiram e sempre existirão. Deus nos criou para sermos a mulher virtuosa de Provérbios 31 e para atuarmos como fomentadoras do Reino de Deus na terra.

A Bíblia Sagrada conta histórias de diferentes mulheres, como Maria, Ester, Débora, Miriã, Ana e Sara, que foram fiéis, apesar dos desafios que enfrentaram. Além delas, temos várias outras figuras, famosas ou desconhecidas, que podemos voltar a falar em outra oportunidade.

1. Maria

Se hoje ainda há muito julgamento por mulheres que engravidam fora do casamento, imagina na época de Jesus? Maria tinha tudo para reclamar, sofrer e se lamentar, mas ela foi fiel ao Senhor e confiou nos planos que Ele tinha para ela. Preconceito, exclusão social, ofensas e julgamentos… Com certeza não foi fácil enfrentar tudo o que ela enfrentou.

Maria, que era virgem, soube que ficaria grávida depois de uma visita que recebeu do anjo Gabriel (Lucas 1:26-38). O texto nos mostra que num primeiro momento ela ficou preocupada e inquieta, provavelmente ansiosa com tudo o que estava acontecendo, mas ao final respondeu, com coragem e confiança: “Aqui está a serva do Senhor; que se cumpra em mim conforme a tua palavra.”

Durante toda a vida de Jesus, Maria permaneceu firme ao lado de seu filho até o dia da crucificação. Mesmo sabendo da profecia e de tudo o que iria acontecer, continuou temente a Deus, sem perder a fé e a esperança.

2. Ester

Rainha Ester, também conhecida como Hadassa, possui um livro inteiro do Antigo Testamento com a sua trajetória. Órfã judia, de uma beleza, bravura e lealdade notórias, viveu exilada na Pérsia com o primo Mardoqueu. Depois que o rei Assuero destituiu a rainha Vasti do trono, ele ordenou que todas as jovens belas fossem preparadas para que ele escolhesse a nova esposa. 

Ester estava entre as jovens e, durante meses, se preparou para ir à presença do rei. A Bíblia conta que “o rei amou-a mais do que todas as mulheres” e que ela “alcançou perante ele favor e benevolência mais do que todas as virgens” (Ester 2:17).

O desafio maior e que mudou a história do povo começou após o casamento. Ester descobriu o plano que Hamã tinha para acabar com o povo judeu e, por isso, jejuou 3 dias pedindo a Deus que pudesse ir ao encontro do rei. Foi assim, por meio da vida dela, que os judeus tiveram a oportunidade de se defender na batalha e de se salvar de um massacre.

3. Débora

Considerada “mãe de Israel”, foi juíza e profetisa, responsável por liderar o povo de Israel durante a guerra contra o comandante dos cananeus, chamado Sísera. Ela era tão determinada e inteligente, que conseguiu resolver as desavenças que dividiam as tribos de Israel e liderar esse povo durante a batalha.

Somente por essa atitude de Débora eles conseguiram recuperar a fidelidade do Senhor e manter a paz por mais de quatro décadas. O livro de Juízes, capítulo 4 e 5, narra toda a história dela de uma maneira muito enriquecedora.

4. Miriã

Foi Miriã que, ainda criança, vigiou seu irmão Moisés flutuando no rio dentro do cesto, para que não fosse morto pelos soldados do Faraó. Quando notou que o bebezinho havia sido encontrado pela filha do Faraó, foi até ela e perguntou se poderia chamar uma mulher hebreia para tomar conta dele.

A menina foi muito sábia, pois trouxe a própria mãe para cuidar de seu irmão. Além disso, na fase adulta, foi uma grande líder para as mulheres de Israel e profetisa que, por meio de música e dança, louvava ao Senhor.

5. Sara

Já pensou você grávida aos 90 anos? Hoje em dia parece até piada, né? Mas foi isso que aconteceu com Sara, esposa de Abraão. Ela era estéril, mas Deus prometeu um filho ao casal e, assim, nasceu Isaque e ela ficou conhecida como mãe de muitas nações.

Em que essas histórias se assemelham?

A vida de Maria, Débora, Ester e tantas outras mulheres bíblicas podem nos ensinar muito sobre fidelidade, servidão, amor e coragem. Independente do contexto histórico e da realidade de cada uma, todas possuem algo em comum: a plena confiança nos planos do Senhor!

É desafiador viver assim. Afinal, quando reconhecemos que Deus é quem governa as nossas vidas assumimos que não temos controle de nada. Nada mesmo! E, convenhamos, nós, mulheres, amamos nos sentir no controle da situação, não é mesmo? O mundo pode estar desabando, mas permanecemos de olho em tudo para que fique tudo bem.

Como os exemplos de luta e determinação feminina motivam outras mulheres?

São nessas mulheres que devemos nos inspirar. São em nossas irmãs próximas, aquelas que vivem o verdadeiro cristianismo no dia a dia, que devemos nos aproximar. Elas são bons exemplos de luta e determinação feminina. 

Não aquele discurso militante de que a mulher é “dona do próprio nariz”… Nosso dono é Cristo, Ele nos criou como imagem e semelhança dele e deseja que sejamos sempre fortes, corajosas e verdadeiras mulheres virtuosas!

Veja como tomar esses exemplos e aplicar na sua vida pessoal

Que tal parar um momento, agora, para refletir sobre tudo isso? Separe cinco minutos com Deus, ore e peça a Ele ajuda para aplicar esses exemplos em sua vida.

Para te ajudar na caminhada, deixo abaixo 5 passos práticos para se inspirar nas mulheres bíblicas e seguir, verdadeiramente, o cristianismo. Exercite-os ao longo do dia, da semana ou do mês e seja edificada!

  1. De quais maneiras você pode deixar com que os julgamentos alheios não ocupem a sua mente e te impeçam de fazer o que deseja?
  2. Como está a sua vida de intimidade com Deus? Jejum e oração podem te ajudar a se aproximar mais do Senhor.
  3. O que falta em você ou em sua vida para que finalmente assuma a liderança do seu lar e do seu coração?
  4. De quais maneiras você pode usar seus talentos para alegrar e inspirar a sua família, amigos e igreja a estarem mais perto de Deus?
  5. Mesmo quando tudo parece sem solução e “estéril”, quais versículos te ajudam a confiar no Senhor? Eleja 3 e medite neles diariamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Caso queira garantir o topo da nossa lista de espera, preencha abaixo, que em breve entraremos em contato com você.

Preencha os dados abaixo para participar gratuitamente